Bioprotect
Datasheet_
BIOPROTECT
Nome do Projeto:
BIOPROTECT
Designação de Projeto:
Desenvolvimento de material de embalagem biodegradável com propriedades ativas para conservação de alimentosCódigo do Projeto:
POCI-01-0247-FEDER-69858
Objetivo Principal:
Desenvolvimento de um composto com matérias-primas renováveis para produzir biomateriais recicláveis e biodegradáveis com melhores propriedades para a conservação de alimentos
Entidades Beneficiárias:
- InventiveMatl Lda.
- Universidade Católica do Porto
Data de Aprovação:
2021/06/30
Data de Início:
01/04/2021
Data de Conclusão:
30/06/2023
Custo Total Elegível:
971.051,29 €
Apoio Financeiro da União Europeia:
669.081,96 €
O projeto BioProtect reúne em consórcio a Inventive e a Universidade Católica Portuguesa (Escola Superior de Biotecnologia) e visa desenvolver um composto com matérias-primas renováveis para produzir biomateriais recicláveis e biodegradáveis. O material será produzido com agentes funcionais específicos para (i) melhorar as propriedades barreira a gases e humidade e (ii) as propriedades mecânicas quando comparadas com os produtos atuais, e (iii) para conferir um papel ativo na conservação de alimentos frescos.
O composto terá como base o amido e um acetato de polivinilo (PVAc) quimicamente modificado, que atua como agente de ligação (HBA), com o poli (butileno adipato-co-tereftalato) (PBAT) que é um copoliéster aromático-alifático biodegradável, processável para aplicações de embalamento alimentar. Como resultado, a Inventive ficará apta a fornecer um composto para a produção de materiais de embalamento alimentar à base de PBAT com propriedades mecânicas e propriedades barreiras a gases e humidade melhoradas, absorção de etileno para melhor preservação de frutas e com atividade antimicrobiana.
O material deverá ter propriedades que permitam a sua aprovação em termos de contato alimentar, capacidade de ser reincorporado no processo industrial, ou seja, com melhores propriedades de reciclagem e possibilidade de biodegradação quando em condições adequadas. Esta nova linha de produtos permitirá um impulso à inovação que deve garantir o desenvolvimento estratégico e a liderança do mercado pela empresa no futuro.
Objectivos
Atividades
Resultados Alcançados
As propriedades antimicrobianas do óxido de zinco após incorporação no bioplástico e produção de sacos 18x15 cm, foram testadas com recurso a simulação in situ usando pele de frango e salmão em que este se encontra contacto com os sacos de plástico Bio que contem o óxido de zinco incorporado. Foram feitos ao longo do tempo avaliações da redução da carga microbiana.